Prefeitura de Ilhéus registra quatro notificações por causa das chuvas

Ações preventivas tentam evitar o pior
Secom/Gidelzo Silva

O trabalho de prevenção realizado pela Defesa Civil de Ilhéus impediu, nos últimos cinco dias, que as chuvas causassem maiores transtornos à população, principalmente aquela residente em áreas consideradas de risco, como próximas a rios e em regiões altas da cidade. De acordo com Joandres Nere, coordenador do órgão, nesse período, já choveu 104mm e foram registrados incidentes sem maiores gravidades.

Neres argumenta que a colocação de lonas para contenção provisória das encostas e o trabalho de notificação de moradores de áreas de risco, feitos de forma preventiva, diminuiu a ocorrência de acidentes durante o período de chuva. “Antes, com cerca de 40mm chovidos, já eram notificados casos de deslizamentos e soterramentos. Hoje, com quase o triplo desse volume, foram registrados casos isolados e nenhum grave envolvendo pessoas”.

A Defesa Civil mantém o alerta para que as pessoas residentes próximas a encostas e em áreas que possam alagar deixem os imóveis e se alojem em casas de parentes, por exemplo. “Estamos monitorando locais que podem sofrer danos por causa da chuva. Quando os moradores perceberem a existência de riscos, devem deixar imediatamente o imóvel e notificar o órgão. Os contatos podem ser feitos pelos telefones: (73) 8881-8500 e 3234-3597.

Notificações – Até às 12h desta quarta-feira, 10, a Defesa Civil do município registrou quatro incidentes. Na Rua Jacarandá, bairro São Francisco, uma árvore caiu sobre um carro. Houve queda também na subida para o Alto do Pacheco, pela Avenida Canavieiras. No Basílio, Rua João 23, houve deslizamento de terra sobre três casas. No Alto do Amparo, também houve movimentação de barro. Em nenhum dos casos, houve registro de feridos.